Incêndio atinge área rural de Itagimirim e até avião é usado para combater as chamas

Na tarde deste domingo (03) foi registrado um incêndio de grandes proporções em uma área rural de Itagimirim, no sul da Bahia, causando preocupação entre moradores e autoridades locais. Pelo menos três focos de incêndio foram identificados por volta do meio dia, e até o início da noite as chamas ainda avançavam pela mata.

Uma grande área, pertencente a empresa Veracel Celulose, foi atingida de forma intensa pelas chamas, exigindo o empenho de equipes de combate a incêndio por meio de caminhões e até um avião foi requisitado para ajudar a conter as chamas, que avançavam pela plantação.

De acordo com um funcionário de uma empresa terceirizada, o incêndio pode ter ocorrido de maneira criminosa.

Até um avião foi utilizado no combate ao incêndio (Rastro101)

Até um avião foi utilizado no combate ao incêndio (Rastro101)

AVIÃO FOI USADO NO COMBATE ÀS CHAMAS

Em Itagimirim, o incêndio teve a ajuda de um avião modelo Air Tractor AT-802 (Tamanduá), que é uma aeronave agrícola que também pode ser adaptada em versões de combate a incêndio ou armadas. O avião fazia voos rasantes e despejava enormes quantidades de água nas chamas. 

ALTO NÚMERO DE INCÊNDIOS NA REGIÃO

As altas temperaturas no verão e o período de estiagem das chuvas favorecem o aparecimento de focos de incêndio, que tem sido comuns na região do extremo sul da Bahia, inclusive em Itagimirim, onde tem sido registrados diversos focos nos últimos dias.

Rastro101