Desfile cívico encerra as comemorações pelos 57 anos de Itagimirim

Informações: Rastro101

Foi realizado nesta terça-feira, 23 de abril, o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário de Itagimirim, que completa 57 anos de emancipação em 2019.

Mais uma vez a cultura e a história da cidade foram os destaques do desfile que contou com a participação de autoridades municipais, alunos das escolas da cidade, bem como com uma maciça participação popular.

A cerimônia teve início com a chegada da Fanjuita (Fanfarra Juvenil de Itagimirim) à Praça Castro Alves, onde foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Participaram do hasteamento das bandeiras municipal estadual e nacional a prefeita Devanir Brillantino, o presidente da Câmara de Vereadores Júnior do Carmo, e o deputado estadual Sandro Régis, que estava visitando a cidade.

Após o hasteamento, a fanfarra seguiu para o Colégio Othoniel Ferreira dos Santos, de onde todos os pelotões partiram para percorrer as ruas da cidade. Participaram dos pelotões alunos das escolas do município, bem como representantes da cultura local e o Grupo Alegria de Viver.

Os alunos do ensino fundamental mostraram aspectos da cultura e história da cidade como uma ala com a representação de todos os prefeitos dos 57 anos de história do município.

Um dos momentos marcantes do desfile foi a apresentação da Banda Marcial do Colégio Othoniel, com a participação de ex-alunos. A banda não desfilava há 22 anos.

O desfile terminou na Avenida 13 de Maio, já na Praça Castro Alves, onde os pelotões foram recepcionados pela multidão de moradores que acompanhava as celebrações. Em um palanque montado no local, autoridades discursaram e houve homenagens a antigos professores da cidade, como o senhor Adilson Guimarães que estava presente no evento.

Por fim um grupo cultural de Salto da Divisa, que participou do desfile, realizou uma apresentação na avenida, com a representação de personagens do folclore do Vale do Jequitinhonha. Moradores de Itagimirim também mostraram a tradição da Folia de Reis já ao anoitecer.