Regularização da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, foi realizada em Itagimirim

ASCOM-Prefeitura de Itagimirim

Uma equipe de técnicos do SETAF (Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar) realizou nesta segunda-feira, 29, a renovação da DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf, em Itagimirim. O procedimento já havia sido concluído no distrito de União Baiana, no último dia 19.

Dirigentes e associados das associações comunitárias do município foram convocados pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para comparecerem ao Colégio Othoniel munidos de documentos pessoais para a regularização da DAP, que é considerada o documento de identificação da agricultura familiar. Aproximadamente oitenta declarações de agricultores foram regularizadas tanto na sede do município quanto em União Baiana.

A DAP é um instrumento de suma importância para os agricultores, uma vez, que é apresentada às instituições financeiras como forma de obtenção do crédito rural, com taxa de juros diferenciada e destinada ao fortalecimento da agricultura familiar.

É importante ressaltar que a Prefeitura de Itagimirim, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, conseguiu, por meio da parceria com o SETAF, a isenção da taxa que é cobrada aos agricultores para a regularização do documento.

Ações como essa demonstram o compromisso da administração municipal no fortalecimento e valorização dos trabalhadores rurais, que tiram seu sustento da terra e contribuem para a economia local.