Escolas de Itagimirim recebem palestras educativas sobre o combate ao Aedes aegypti

É de conhecimento geral que o mosquito Aedes aegypti é uma das maiores ameaças à saúde pública no Brasil, por ser transmissor de várias doenças, como dengue, zika e chikungunya. Sendo assim, é necessário que a conscientização sobre o tema seja constante, começando desde a infância.

Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Itagimirim vem realizando importantes ações, através do Programa Saúde na Escola (PSE), para conscientizar as crianças e jovens sobre o combate ao mosquito. Como parte das ações, alunos da Creche Bento Gama Filho e do Colégio Adilson Guimarães assistiram uma palestra que abordou a prevenção das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

As crianças acompanharam atentamente a um vídeo educativo sobre o tema, e no final, ajudaram na confecção de um cartaz, que simboliza a participação de todos na luta contra a dengue, zika e chikungunya.

Ações semelhantes foram realizadas em outras unidades de ensino municipais, como as escolas Ernestina Abrão e Adélia Pinheiro Sales, além do Colégio Estadual Loíde Alcântara Neves, este último, de ensino médio.

Segundo o Ministério da Educação, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.