Jovem técnico da ADAB cria campanha de uso de canecas para diminuir o uso de copos descartáveis

Em parceria com a Prefeitura de Itagimirim, os copos serão distribuídos para o setor administrativo da prefeitura, são canecas ecologicamente corretas.

Cada caneca reutilizável evita, no mínimo, o uso de quatro descartáveis, por pessoa. Além disso, quando usados em eventos pode diminuir em até 80% todos os resíduos descartáveis no final do dia.

Todos têm o direito ao meio ambiente equilibrado, bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida e à coletividade, o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.  “O impacto do copo plástico descartável no meio ambiente é terrível, pois estes pequenos objetos têm a vida útil de em média três minutos com a contrapartida de levarem mais de 400 anos para se degradarem”, afirma o criador da ideia, Lucas Coelho, que é técnico da ADAB.

Estima-se que são consumidos, no Brasil, cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, o que corresponde a 1.500, (hum mil e quinhentas) toneladas de resíduos diariamente, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE).

Esse plástico, que não é reciclado e descartado de forma incorreta, pode acabar nos oceanos. De acordo com dados da ONU, o plástico representa 80% do lixo nos mares, o que pode causar a morte de diversas espécies marítimas, que confundem os resíduos plásticos com alimentos e acabam ingerindo-os.