Eunápolis completa 33 anos de emancipação política

Com quase 115 mil habitantes, o município de Eunápolis completa nesta
quarta-feira, dia 12 de maio, 33 anos de emancipação político-administrativa. O município foi criado em 1988, após desmembrar-se de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, pela Lei Estadual 4770/1988, sancionado pelo governador da época, Valdir Pires.

A criatividade de sua gente e a vontade de ver sua terra crescer
transformaram a frase o Maior Povoado do Mundo num slogan que todos
passaram a pronunciar com orgulho. O povoado era notícia em revistas,
jornais e TVs do estado e até do país, como o povoado que mais crescia, bem
como por sua violência e as invasões de terra. Tudo era grande, inclusive a a importância econômica era tão grande na microrregião, que alguns prefeitos das cidades circunvizinhas moravam em Eunápolis, onde havia uma segunda prefeitura, a de Santa Cruz Cabrália, além da de Porto Seguro. Havia nesse tempo conflitos políticos/administrativos, criando rivalidades entre a população, que se aproveitava para sonegar impostos. A divisão e a rivalidade atrapalharam bastante o processo de emancipação, pois Eunápolis era governada por dois administradores, um de Porto Seguro e outro de Santa Cruz Cabrália.

Em 1985 a população, consultada através de um plebiscito sobre a emancipação, votou contra, pois não concordava com os limites sugeridos em um projeto apresentado na Assembleia Legislativa, impedindo a sua realização. Só em 7 de fevereiro de 1988 um outro plebiscito deu a legitimidade proposta pela comissão de emancipação e pelo então deputado estadual José Ramos Neto.

O plebiscito se tornou uma grande festa cívica, mobilizando todo o povoado, que ficou dividido. Alguns achavam que Eunápolis pararia de crescer e outros achavam que iria crescer mais rapidamente. Neste embate ficaram faltando votos para confirmar a emancipação, foi quando muitos eleitores favoráveis ao SIM passaram a votar várias vezes, garantindo, assim, a aprovação da emancipação. Eunápolis passou, então, a ser uma cidade independente.

Radar64