Inaugurada a Central de Resíduos em Santa Cruz Cabrália

Foto: Ascom/ Prefeitura de Cabrália

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, acompanhado do Prefeito de Cabrália Agnelo Santos, do vice-prefeito Carlos Lero e da Presidente da Câmara de Vereadores Soraia, Secretários municipais, além dos vereadores Horácio, Marcelo Leal, Guiu Pataxó, Careca e convidados participou hoje da inauguração da Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) Costa do Descobrimento, localizada no município de Santa Cruz Cabrália (BA). No valor de R$ 50 milhões, a obra se alinha aos objetivos do programa Lixão Zero, eixo da Agenda Ambiental Urbana, lançada em 2019 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Com capacidade de 550 toneladas por dia, a obra permite a desativação de oito lixões no entorno, atendendo os municípios de Porto Seguro, Eunápolis, Santa Cruz Cabrália, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi e Belmonte. No total, mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas com a entrega, dentre as quais 385 mil são habitantes da região, além da população flutuante de turistas, de cerca de 150 mil visitantes ao ano.

A CTVR, equipada para tratamento e disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos urbanos, resíduos de serviços de saúde, resíduos de construção civil e resíduos perigosos (Classe I), contribui para alcançar as metas do Marco do Saneamento, sancionado pelo presidente da República em 2020, que obriga o encerramento de todos os lixões do País até 2024.

Ministro do Meio Ambiente esteve presente na inauguração. (Foto: Ascom/ Prefeitura de Cabrália)

A unidade do Grupo Naturalle Tratamento de Resíduos ocupa uma área de 75 hectares, e deverá ser operada com os preceitos de ecoeficiência, tratando e valorizando os resíduos recebidos, retornando-os à cadeia produtiva. Um exemplo é a geração de energia ou combustível para indústrias, por meio do reaproveitamento do biogás gerado no aterro.

Por: Ascom/ Prefeitura de Cabrália